Podologia Geriátrica Terceira Idade

Podologia Geriátrica Terceira Idade - unha encravada podologia - podologia geriatrica ribeirao preto

No campo da Podologia Geriátrica, o termo ” Podogeriatria” refere – se ao atendimento de pacientes na terceira fase de vida, após os 60 anos. O objetivo da podologia em idosos é investigar as alterações nos pés que ocorrem como resultado do processo normal de envelhecimento.


Isso ocorre porque muitos pacientes nesta fase da vida não conseguem se cuidar completamente e o foco é em orientar, pois se a grande maioria das crianças e adultos sofrem de algum tipo de doença nos pés, considere a situação dos idosos. Podologia Geriátrica

Ao realizar uma radiografia em um paciente idoso, sempre nos surpreendemos com a presença de patologias que poderiam ter sido evitadas ou amenizadas se alguns cuidados tivessem sido tomados. Problemas como calos, rachaduras, manchas, frieiras e unhas mal cortadas poderiam ser evitados com a devida orientação.

Como cuidar dos pés dos idosos?

Os cuidados devem ser preventivos que podem ser prestados aos pés do idoso, com o objetivo de retardar ou prevenir as alterações nos pés causadas ou exacerbadas pelo processo de envelhecimento, levando a uma melhora na a qualidade de vida.

Ressalta-se que a alteração da deambulação (caminhar), muito comum entre os idosos, não causa apenas problemas físicos, mas também consequências psicológicas, como retraimento, irritabilidade, depressão e baixa autoestima.

A marcha ou caminhada torna-se muito mais lenta e menos flexível, e é nesse ponto que entram em cena os auxiliares de marcha, como muletas, bengalas e andadores

Podologia Geriátrica Prevenção

É importante compreender que durante a terceira fase de vida, os membros sofrem alterações anatômicas como:
• ressecamento da pele;
• pele muito fina;
• unha muito grossa (onicogrifose); Microscópio de um objeto não identificado (onicomicose). Além disso, o paciente idoso pode apresentar complicações como: obesidade; diabetes; e doença renal.
• doenças vasculares, como arteriosclerose;
• cetoacidose diabética;
• edemas (inchaço) e inchaços;
• as deformidades ósseas consiste em podoprofilaxia (higienização), corte de unha corretivo, lixamento, retirada de calos e calosidades , correções de unhas em garras como órteses, instrução sobre o uso adequado de calçados, palmilhas e meias específicas para a rotina de cada paciente.

O objetivo da podologia em idosos é investigar as alterações nos pés que ocorrem como resultado do processo normal de envelhecimento.

Veja Também:

Visite:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WeCreativez WhatsApp Support
Atendimento: Segunda a Sabádo das 08:00 até 17:30 Envie sua mensagem e aguarde o seu atendimento
👋 Olá, como posso ajudar?